Sobre


 

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE: abae.pt).

Este programa tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

               

 

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades);
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo);
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano + outros que a escola pretenda trabalhar);
  4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas);
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas);
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas);
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

O acompanhamento e avaliação anual das atividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.

A educação ambiental é parte integrante da educação para a cidadania assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade do
século XXI


(in) Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade